sexta-feira, 18 de março de 2011

Sou Demagogo sim, com muito orgulho!!!!!

Na verdade tenho a dizer aos meus leitores que esta é mais que uma crônica, é uma resposta a uma declaração infeliz do Sr Prefeito Eduardo Paes na coletiva de imprensa ontem para falar sobre o balanço das chuvas que castigaram o estado do Rio de Janeiro dentre os dias 5 e 7 de Abril de 2010 se referindo as pessoas que são contrárias a remoção forçada das pessoas que vivem em áreas de risco. Segundo Paes “Nessa hora os demagogos se escondem”, isso ele colocou quando referia-se as desgraças ocorridas com as populações que vivem em encostas. Queria dizer ao prefeito que não sei quanto aos outros “demagogos”, mas eu estou aqui e, se for preciso, digo na sua frente que é muito fácil para uma pessoa como você, que viveu sempre nos arredores da Borges de Medeiros com a Epitácio Pessoa e que o máximo de pobreza que já se deparou foi numa feira no Encantado comendo pastel com caldo de cana em época eleitoral, usando da tática mais antiga de oportunismo político existente (Tal fato chegou a mim graças a fontes que por uma questão de ética não revelarei), é fácil falar em tirar essas pessoas de suas casas, mas a realidade é bem diferente do que se apresenta em seu quintal.
Será que as pessoas que defendem a retirada forçada e compulsória das famílias em áreas de risco já pararam para pensar que aquilo deixado por elas é muito mais que um conjunto de tijolos e bens materiais, mas sim é a vida dessas pessoas, anos de trabalho, de luta, de esforços que tiveram, ou seja, as famílias não saem de suas casas porque são ignorantes, ou burras como o sr pensa em sua mente elitista e que é defendido por alguns ditos intelectuais reforçados diariamente pela Rede Globo, mas sim porque não têm para onde ir e não há condições de levar os seus bens, e digo mais, se tivesse em tal situação morreria soterrado, mas não sairia da minha casa!!!!
Sejamos justos, seria muita maldade culpar o prefeito Eduardo Paes pelo drama vivido pelos cariocas nesses dias. Se tal volume de chuva caísse em Londres a tragédia seria a mesma ou até pior, o que aconteceu foi uma catástrofe e é praticamente impossível estar preparado para isso.
Na mesma coletiva o prefeito falou que irá pedir mais disponibilidade para o projeto “Minha Casa Minha Vida” do governo federal para abrigar essas pessoas que vivem nas encostas e verbas para obras no Maracanã e Praça da Bandeira, o projeto é bom só que fica uma perguntinha: Essas pessoas começaram a morar nas encostas quando???Domingo??E a Praça da Bandeira alagou pela primeira vez nessa semana??? Quer dizer que só agora com essa tragédia é que a prefeitura vai olhar para essas famílias, ou então éramos nós “demagogos” que não deixávamos a prefeitura construir casas para retirar as famílias das encostas????Vai ver que nós “demagogos” colocamos barreiras impedindo tal retirada ou então promovemos a catequese das pessoas mais carentes no sentido de evitar que elas saiam de casa e possamos continuar com nossa “demagogia”. O que faltou na verdade foi planejamento de um prefeito que está no cargo há 1 ano e está muito mais preocupado em choque de ordem e a urina na rua do que olhar para as questões mais importantes, o que foi feito nesse 1 ano em prol das famílias mais carentes?? O que se realizou para escoar as águas da cidade?? Talvez quem sabe a culpa está nas nossas urinas, o que explicaria tanta preocupação com o xixi na rua.
Para finalizar deixarei claro que defendo moradias decentes para as pessoas mais carentes, com água, saneamento básico, rede de esgoto e num lugar seguro, o que jamais apoiarei é uma cruzada contra as famílias que moram nas encostas e a sua expulsão, tal qual feito nos antigos cortiços da região do centro da cidade no início do século pelo prefeito Pereira Passos. Precisa ser realizada tal retirada, mas com planejamento em que tais famílias verdadeiramente só saíssem de suas casas quando construídas outras e próximo dos lugares onde elas moram, para que não seja criada uma nova Cidade de Deus ou outros bairros criados como uma forma de retirar as pessoas mais carentes do centro, pois isso não resolve o problema, apenas o joga para debaixo do tapete. E só tenho a dizer para o sr prefeito que é verdadeiramente pensando nessas pessoas e sem fins eleitoreiros(ao contrário do sr) e dentro da sua filosofia, sou demagogo sim, com muito orgulho!!!!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial