terça-feira, 13 de setembro de 2011

Será que a Educação Tradicional é tão ruim assim?

Nós educadores quando saímos das Faculdades e Centros de Educação aprendemos que a educação tradicional é condenável, não aplicável em nossa sociedade, obsoleta, decadente e ultrapassada, mas isso não é bem o que o ranking do Enem de 2010 nos mostra. O colégio melhor ranqueado segundo o jornal O Globo é o São Bento pelo quarto ano consecutivo! Será que é por acaso? Creio que não.
O Colégio São Bento está longe de ser uma escola “moderninha”, pelo contrário eles prezam pelo conhecimento e pela disciplina, com os estudantes ficando em tempo integral por lá e duas provas aos sábados, fora o cuidado com a aparência, não permitindo tatuagens e/ou piercings. O São Bento seria o modelo de educação mais odiado pela nova pedagogia e todos nós educadores somos orientados a não segui-lo, o resultado do Enem mostra que essa visão merece ser questionada sim!
Hoje em dia nos preocupamos tanto em fazer da escola um lugar em que o aluno se sinta bem, feliz, ou seja, muito cuidado com o bem estar do aluno, mas e o conteúdo? Estamos realmente tendo o carinho necessário com o que ensinamos? Será que a decoreba tem que ser completamente abandonada? Podemos ter alunos que entendam o contexto da Independência do Brasil mas que não façam a mínima idéia do que comemoramos no dia 7 de Setembro, e não estamos longe disso.
E para constar vimos o Colégio Cruzeiro e o Santo Agostinho entre os cinco primeiros, o Santo Inácio em nono, ou seja, os bastiões da educação tradicional entre as primeiras colocações, será coincidência ou competência no ensino?
Há quem diga que uma prova não avalia a qualidade de um colégio como um todo e eu concordo. Então quais os outros critérios para avaliar a qualidade de um colégio? Infra-estrutura, sim eles têm, principalmente o São Bento; preparo para a vida? Também, pois são colégios que preparam as mentes mais influentes desse país; Conhecimentos gerais e aplicados para o mercado de trabalho? Também, pois primam pelo conhecimento; Fora o fato dos professores serem bem selecionados, bem pagos e contarem com todo um material moderno, além do São Bento contar com uma equipe pedagógica que atualiza o conteúdo para que este não fique obsoleto e os alunos atualizados.
Para finalizar, não defendo uma volta total a educação tradicional, positivista, nem aquele modelo de educação que o professor é o centro de todo o conhecimento, porém acredito que essa visão não pode abandonada por completo, pois A ESCOLA NÃO PODE SER UM CLUBINHO DE FÉRIAS, tem que haver normas a serem cumpridas e obrigações que os alunos deverão seguir e precisamos sim primar pela disciplina e pelo conhecimento básico(pelo menos) para que possamos formar pessoas melhores e talvez esse ranking do Enem tenha sido um indicativo disso.

1 Comentários:

Às 21 de setembro de 2011 às 20:41 , Blogger Bárbara disse...

olha, estudei no Pedro II, tradicional e positivista até no hino!
mas em termos... acho que deve haver um equilíbrio, e sim, uma rotina de educação aplicada ao aluno... não autoridade, rotina.
pra mim, o que faz a diferença nesses colégios é isso... a rotina a ser seguida, a preocupação real com a educação, com o conteúdo a ser passado.
e claro, os professores fazem toda a diferença... e isso independe do colégio ser tradicional ou não... todos ele já foram bem mais. o Sto Inácio, por exemplo, hoje em dia tem Supletivo... isso não é tradicional... eles se atualizaram, a fama ficou.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial